Relógio CH

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

João Câmara/RN: Projeto de educação musical para jovens



- A cidade de João Câmara, na região do Mato Grande, está sendo palco de um projeto de educação musical para crianças e adolescentes. A iniciativa nasceu na comunidade do Amarelão, através da Associação Comunitária da localidade e foi uma das contempladas pelo Edital de Cultura do Banco do Nordeste/BNDES 2012.
O Musical Infanto-Juvenil atende 60 crianças, moradoras das áreas do Amarelão, Serrote de São Bento e Assentamento Santa Terezinha. Foram compostas duas turmas, uma com alunos remanescentes de outros trabalhos, e outra com iniciantes sem nenhum contato com instrumentos. A expectativa é que dois grupos musicais sejam formados, um voltado para a prática com o violão e um segundo dedicado à flauta doce.
A ação representa para as comunidades envolvidas um ponto de apoio e expansão de suas atividades culturais. Voltado para formação e profissionalização de músicos, o projeto é também um meio de resgatar nos participantes a crença de que o desenvolvimento no campo é possível. “Temos empurrado os jovens para as cidades, mesmo quando elas não apresentam condições de recebê-los”, comenta Maria Ivaneide, coordenadora do projeto, sobre a questão da dificuldade em manter o jovem residindo no meio rural.
Ivaneide relata também que as aulas têm sido muito bem aceitas e o engajamento dos jovens já pode ser sentido. “Com o bom andamento das lições já começamos a planejar a primeira apresentação para o final de março. Tem sido muito gratificante acompanhar o projeto e ver resultados tão positivos em comunidades que não recebem muito incentivo para cultura ou lazer”, conclui.  
As aulas começaram no dia 04 de janeiro e seguem até dezembro de 2013, com apresentações durante todo o ano. A Associação do Amarelão foi fundada em 1994 por um grupo de colaboradores dedicados a desenvolver sócio e economicamente a comunidade local e as circunvizinhas, por meio de projetos sociais, culturais e religiosos.

Fonte: BNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário