Relógio CH

sábado, 14 de dezembro de 2013

Polícia recuperou 1.454 veículos


Concomitantemente ao aumento do número de veículos roubados ou furtados no Rio Grande do Norte, nos últimos três anos, o índice de recuperação dos veículos em poder dos bandidos também aumentou. Em 2010, a polícia conseguiu recuperar 975 veículos. Até novembro passado, esse número saltou para 1.454.  Mesmo assim, a população não sente-se segura e os seguros veiculares consomem boa parte do orçamento familiar. Além disso, a contratação de rastreadores apresenta-se como opção para se livrar de possíveis prejuízos.

O presidente do Sindicato dos Corretores de Seguro do Rio Grande do Norte (Sincor/RN), Alderi Alves, informa que o mercado de seguros no Brasil – englobando todo tipo de seguro – cresceu, no último ano, 20%. A expectativa para 2014 é um crescimento de 17%. “O nosso Estado está inserido nesse contexto de crescimento que é justificado pela venda de automóveis e a procura por outro tipo de seguro. No entanto, a proteção de veículos continua sendo o nosso filão”, explica.

O Sincor/RN tem, atualmente, 317 associados. O número corresponde à metade de corretores que, segundo Alves, atuam de fato no mercado potiguar. “Somos mais de 600 em todo Estado”, diz. Para ele, o mercado ainda tem condições de absorver mais demanda. 

Mas quanto custa o seguro de um carro? A resposta não é fácil. As variáveis analisadas antes de chegar ao valor são muitas. As seguradoras analisam dados como: local onde o carro fica guardado durante a noite, bairro, idade, sexo e estado civil do motorista e, não menos importante, modelo do carro. O modelo, aliás, é fato que mais pesa. As seguradoras sabem quais os modelos são mais roubados e isso influencia no preço do seguro.

Em média, o proprietário de um veículo novo, modelo popular, paga R$ 1.400,00 para ter a tranquilidade de, em casos de roubo ou outros sinistros, não ter outros custos. Com relação a motos,  o número de seguros de motos é insignificante.

Nos últimos anos, além dos seguros comuns, os proprietários de veículos adotaram outros mecanismos para evitar o furto ou diminuir o prejuízo com a ação dos bandidos. Travas elétricas, películas, alarmes e até mesmo blindagem são algumas das alternativas apresentadas pelo comércio especializado. Uma outra opção está ganhando espaço em Natal. Trata-se dos rastreadores veiculares. Discreto e eficiente, o dispositivo é capaz de informar com precisão onde o veículo está localizado. 

Em Natal, a recém-chegada Inove Tecnologia é a primeira filial da empresa pioneira nessa ramo no Nordeste, a Segsat. De acordo com o diretor comercial da Inove, Agildo Bezerra, com um investimento de pouco mais de R$ 1 mil, o proprietário pode adquirir um aparelho e ter a assistência da empresa por um ano. “O sistema é simples. O proprietário pode visualizar a localização do carro até mesmo através do celular”, ressalta. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário