Relógio CH

sábado, 7 de julho de 2012

UFC 148: enfim, a hora do duelo entre Anderson e Sonnen


Foram quase dois anos de provocações, especulações e expectativa entre fãs de MMA no mundo todo. E neste sábado, em Las Vegas, a briga será para valer



No dia 7 de agosto de 2010, Anderson Silva, um dos melhores lutadores da história, sofreu por quase 25 minutos, mas conseguiu derrotar Chael Sonnen - por finalização, com um triângulo - nos últimos instantes de combate no UFC 117. Apesar das provocações do americano, o brasileiro fez questão de se ajoelhar e reverenciar o adversário, seguindo as tradições das artes marciais, que pregam a humildade e o respeito ao oponente. Na entrevista coletiva depois da luta, Sonnen admitiu que Anderson foi melhor, e o presidente da franquia, Dana White, confirmou que já pensava em uma revanche. Mas muita coisa aconteceu neste intervalo de quase dois anos.Chael Sonnen continuou disparando provocações, sua especialidade fora do octógono. Passou do limite, porém, quando soltou ofensas à família do brasileiro. Por isso, a luta deste sábado, no UFC 148, em Las Vegas, envolve muito mais que um cinturão de campeão e seu status dentro da maior companhia de MMA do planeta (confira no quadro ao fim da reportagem). Anderson Silva, que já defendeu seu título em dez ocasiões, não ficará satisfeito em apenas vencer Chael Sonnen. O brasileiro tentará mostrar que é muito melhor que o rival - e vingar, assim, todas as provocações do americano. Outros lutadores brasileiros também estarão no octógono armado no hotel MGM Grand, com destaque para Demian Maia, que faz sua estreia na categoria meio-médio.
Na luta de 2010, Anderson Silva caminhou até o octógono com seu quimono preso pela faixa preta de jiu-jitsu. Coincidência ou não, conseguiu a vitória com um triângulo, tradicional golpe desse estilo de luta. Para este sábado, a equipe do brasileiro antecipou ao site de VEJA que o quimono, a princípio, não está no protocolo da entrada, mas essa decisão pode ser alterada. Sempre calmo e até monossilábico nas entrevistas, Anderson Silva mostrou um lado mais agressivo e explosivo numa entrevista que o UFC realizou por telefone no último dia 25. Anderson não quis usar meias palavras: avisou que quebraria todos os dentes do oponente. "Ele desrespeitou minha mulher", rosnou. Muitos torcedores podem pensar que a troca de ofensas foi só teatro para promover a luta, mas Anderson parou de encarar as provocações dessa forma quando o americano disse que "invadiria sua casa e obrigaria sua mulher a preparar um bife ao ponto". "Esse cara não merece lutar no UFC", resumiu. Nos treinos livres em Las Vegas, na quinta, Chael Sonnen chegou cedo e Anderson Silva foi o último a pisar no tatame – estratégia que evitou um possível encontro entre os rivais. Mas não foi possível mantê-los à distãncia na pesagem oficial, na sexta-feira. Depois de bater o peso, Anderson Silva deixou de lado o fair play e acertou uma ombrada no americano. A atitude não foi aprovada pelos torcedores, que responderam com vaias, mas o UFC informou que o campeão não sofrerá punição nenhuma pela inesperada atitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário