Relógio CH

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Natal/RN: Carlos e Hermano estão no 2º turno

Os nomes de Carlos Eduardo (PDT) e Hermano Morais (PMDB), candidatos à Prefeitura de Natal estarão novamente nas urnas no próximo dia 28 de outubro. Os percentuais de 23,01% para Hermano (que alcançou 87.380 votos) e de 22,63%, para Fernando Mineiro (que obteve 85.915 votos), levou a decisão do novo prefeito de Natal, maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, para o 2º turno. 


Carlos Eduardo vai buscar apoio dos partidários do presidente Lula e lembra que o PT participou da administração dele em NatalCarlos Eduardo vai buscar apoio dos partidários do presidente Lula e lembra que o PT participou da administração dele em Natal

A diferença entre o segundo, Hermano, e o terceiro colocado, Mineiro, foi de 0,38 (1.465 votos   Entre este último e o quarto colocado, deputado federal Rogério Marinho a diferença foi de mais de 12 pontos percentuais (47.340 votos). Dos 526.426 eleitores, 429.995 compareceram à votação. Nesta eleição, 96.422 eleitores não comparecem à votação, e 50.323 eleitores votaram em branco ou nulo. Concluída a apuração, Carlos Eduardo obteve 153.464 votos, que equivalem a 40,42 dos válidos. Para Hermano Morais, foram 87.380 votos (23,01) e para Fernando Mineiro 85.915 (22,63%). A partir de amanhã, 9, os prefeitáveis do PDT e PMDB retomam a campanha eleitoral.

Em pronunciamentos ontem Carlos Eduardo reconheceu que Mineiro cresceu "no eleitorado que votaria em mim" e disse que vai fazer uma campanha propositiva, que começa a ser planejada hoje. Hermano declarou que "a cidade terá a oportunidade de comparar melhor os dois candidatos e decidir a opção mais acertada para Natal".

Feliz com o segundo turno, Hermano Morais diz não ter tempo a perder e hoje mesmo já se reúne para analisar alianças políticas

Feliz com o segundo turno, Hermano Morais diz não ter tempo a perder e hoje mesmo já se reúne para analisaralianças políticas
Candidato do  PMDB vai em busca de apoios


Após ser eleito para disputar o segundo turno em Natal, o deputado estadual Hermano Morais disse que irá procurar o apoio dos outros partidos, inclusive do Partido dos Trabalhadores, representado pelo também deputado estadual Fernando Mineiro. Mineiro foi o terceiro colocado no pleito. "Tenho uma boa relação pessoal com o deputado Fernando Mineiro e os dois partidos são aliados no plano nacional. Então, com certeza o apoio é bem vindo. Vamos buscar o apoio de todos. Não temos dificuldade em conversar com ninguém", disse Hermano Morais.

A comemoração pela passagem para o segundo turno começou na sede do PMDB, no bairro do Tirol. Hermano Morais recebeu o abraço dos correligionários e deu entrevistas sobre a nova fase da campanha. "Quero agradecer a todos os eleitores e quero dizer que agora a cidade terá a oportunidade de comparar melhor os dois candidatos e decidir a opção mais acertada para Natal. Vamos rumo a vitória no dia 28", agradeceu. E complementou: "Numa campanha onde pouca gente acreditava e que foi crescendo aos poucos, conseguimos essa vitória".

O trabalho, segundo o candidato, recomeça hoje mesmo. O primeiro passo é justamente avaliar as possíveis coligações para o segundo turno. Hermano Morais vê espaço para o crescimento da sua candidatura e se mostrou confiante na vitória. "Vamos recomeçar o trabalho logo amanhã (hoje). Trata-se de uma nova eleição, começa tudo de novo, e é uma eleição curta, de apenas 20 dias de duração. Então, é trabalhar", falou. 

Ao avaliar a votação do primeiro turno, Hermano Morais citou a contribuição dos demais candidatos. "O crescimento de todos os candidatos contribuiu. O crescimento da nossa candidatura somada com a do deputado Rogério Marinho, do professor Robério Paulino, do professor Roberto. Foi um somatório de pontos. E o crescimento do deputado Fernando Mineiro realmente surpreendeu", apontou.

Candidato do PDT vai procurar o PT

Encerrada a apuração, o candidato do PDT, Carlos Eduardo, afirmou que espera o apoio do Partido dos Trabalhadores, no segundo turno das eleições. "Não estive ainda com ninguém do PT, mas vou procurar o Partido dos Trabalhadores porque nós temos uma posição em comum, que é ser de oposição à Prefeitura e ao Governo do Estado", afirmou o pedetista, por volta das 21h30, na sede do comitê eleitoral.

Carlos disse ainda que "o crescimento de Mineiro foi a grande surpresa" e que "o PT levou a eleição ao segundo turno". Ao chegar ao comitê do PDT, no bairro do Tirol, quando a totalização dos votos já estava concluída pelo TRE (20h41), o candidato foi recebido por militantes e correligionários, que se aglomeravam desde às 18h, em frente ao comitê.

Ao falar sobre possíveis apoios, o pedetista disse que espera que o  PT possa retribuir o apoio que deu ao partido em 2008, quando apoiou a então candidata à prefeita de Natal, Fátima Bezerra. "Tenho uma boa relação com o PT e acho que vamos dialogar. Vou procurar o deputado estadual Fernando Mineiro, a deputada federal, Fátima Bezerra, e vamos conversar como partidos independentes. Vamos buscar sim o apoio", afirmou Carlos Eduardo. 

Ele disse que vai fazer negociações direto com o PT, sem intermediários. Quanto aos demais candidatos derrotados, Carlos Eduardo fez ponderações. "Quando você é candidato quer apoio de todo mundo, mas tem os limites das posições políticas, que a gente tem que respeitar. A gente tem que ter uma linha política, uma coerência política", afirmou, para justificar a impossibilidade de dialogar com o PSDB, de Rogério Marinho.

"Aqui o PSDB apoia o governo Rosalba Ciarlini, do mesmo jeito que o PMDB. Diante disso", ponderou o candidato do PDT, "nosso campo de diálogo é com o Partido dos Trabalhadores, porque temos uma coerência". Quanto ao Psol, o pedetista disse ter interesse em conversar, mas fez uma ressalva: "O Psol tem uma linha política ainda muito sectária, não sei se eles teriam disposição para o diálogo."



Nenhum comentário:

Postar um comentário