Relógio CH

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dia dos Namorados ( História )




História do Dia dos Namorados

Ao contrário da maioria dos países, que comemoram oDia dos Namorados no dia 14 de fevereiro, dia de San Valentin, o Brasil tem sua própria data, o 12 de junho. As duas se justificam.
San Valentin é o símbolo do amor pela trágica história que protagonizou no ano 270 d.C. O governo da época, do imperador Caldeus II, proibiu os casamentos durante o seu mandato, alegando que assim, os jovens se alistariam mais cedo e ele poderia ter um exército poderoso. Mas o bispo romano San Valentin continuou celebrando as uniões em segredo, até ser descoberto e preso.
Enquanto estava na prisão, jovens casais lançavam mensagens e flores em sua cela, afirmando que continuavam acreditando no amor. Entre esses eternos apaixonados, encontrava-se a filha do carcereiro, que era cega e pediu para visitá-lo. Os dois se apaixonaram e ela acabou recuperando a visão. Mas o amor não durou muito porque Valentin foi assassinado no dia 14 de fevereiro. E assim, transformou-se em símbolo do romantismo.

Sem dúvida, essa é uma data rentável, mas o que realmente importa, é que milhares de pessoas se dedicam a encontrar algo simbólico que represente seu amor. A tradição de trocar presentesmensagens,cartões e flores precisa renovar-se a cada ano e para isso é é necessário ser criativo.

Dia dos Namorados no Brasil

No Brasil, o dia 12 de junho faz referência ao Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, comemorado um dia depois, no dia 13 de junho. Parece ser que a data foi escolhida para acrescentar um pouco de identidade nacional à comemoração, mas também por uma questão financeira, para aumentar as vendas do comércio de São Paulo. Mais tarde, todo o país adotou o costume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário