Relógio CH

terça-feira, 5 de março de 2013

Morre Hugo Chaves, presidente da Venezuela


Faleceu na tarde desta terça-feira (5) o presidente da Venezuela, Hugo Chaves, em decorrência de um câncer. O líder do país, de 58 anos, estava no poder desde o 1999 e lutava contra a doença a cerca de um ano e meio.
Em dezembro do ano passado, Hugo Chaves viajou para Cuba para ser submetido ao tratamento de um câncer na região pélvica. Chaves permaneceu em Havana por 2 meses para o tratamento da doença e retornou a Venezuela a cerca de duas semanas.
Nos últimos dias, o próprio governo no país já admitia que o presidente enfrentava complicações no tratamento, com problemas respiratórios e que o estado de saúde era grave.

A oposição acusou o governo, durante todo o período do tratamento do líder venezuelano, de não passar ao povo as informações corretas sobre o real estado de saúde dele, o que gerou diversas especulações na imprensa internacional, inclusive sobre o surgimento de outros tipos de câncer.
Em pronunciamento oficial em cadeia nacional, o vice-presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, anunciou a morte de Chaves. Maduro lembrou dos principais feitos do líder no governo, pediu que a população seja forte e tenha calma. O vice-presidente, emocionado, terminou o discurso com uma saudação a Hugo Chaves.
O governo de Chaves foi marcado por golpe militar, a luta para instalação do socialismo na Venezuela, que intitulava de “Socialismo do século XX”, brigas com a imprensa e ataques públicos aos EUA. Além disso, o país acabou se aproximando de países como Cuba e Irã".
A tendência agora é que sejam convocadas novas eleições nos próximos 30 dias. Chaves foi reeleito presidente em outubro do ano passado, mas não chegou a assumir o cargo por conta da doença. O parlamento e a justiça do país lhe concederam o tempo necessário para o tratamento, sendo adiada a posse oficial por tempo indeterminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário